quinta-feira, 6 de setembro de 2007

VMware: Compartilhando arquivos/Internet

Antes de começar este artigo gostaria de esclarecer que o meu objetivo aqui não é dizer o que é uma máquina virtual ou o que é o VMware, muito menos ensinar a instalar o mesmo. Desta maneira, chego a conclusão de que você já tem o VMware Player corretamente instalado.
Neste artigo irei descrever passo-a-passo como criar uma máquina virtual e compartilhar arquivos/internet entre o seu pc e a máquina virtual. :)

Agora vou esclarecer o porque disso tudo: Outro dia surgiu uma oportunidade de "emprego" pra mim: Programar Visual Basic em casa usando o Visual Studio 6. Como uso Linux a solução foi usar uma máquina virtual com Windows XP já que via wine o VB não funcionou.

Um comentário adicional: Esse é o mercado da Microsoft: Fazer softwares que prendam você aos sistemas deles. Vejam bem que não estou criticando a Microsoft, apenas apontando um ponto de vista. Cada um faz o que bem entender com o seu software. :)

Chega de conversa... Vamos ao que interessa: ;)

Receita:

- VMware Player (devidamente configurado e instalado)
- Uma máquina virtual com Windows XP instalado.
- Samba (Compartilhamento de Arquivos).

Modo de Preparo:

Criando a máquina virtual online

Entre no site EasyVMX e escolhas as opções para a sua máquina virtual. As informação mais importantes são:

Virtual Hardware:

Virtual machine name: Nome da VM.
Select Guest OS: Sistema operacional utilizado pela VM. Escolha Windows XP.
Memory Size: Memória RAM que a VM vai ter. Não pode ser maior que a RAM do seu computador :)

CDROM Drivers:

Disk #2 (Slave): Marque esta opção se você quiser instalar o Windows usando um arquivo .iso. Na caixa de texto o diretório onde se encontra a iso.

Hard Disk Drivers:
Disk #1: Tamanho do HD da VM. Também não pode ser maior que o hd do seu pc real :)

Sound and I/O-Ports Configuration:

Essa parte vai do que você tem no seu pc... Portas seriais, paralelas ou usb que são usadas pelo seu teclado, mouse... :)

Depois de tudo configurado clique no botão Create Experimental Virtual Machine no fim da página. Na próxima página faça o download da máquina virtual. Descompacte-a na pasta do VMware player. Abra o VMware Player e clique no botão Open an existing Virtual Machine. Selecione a máquina virtual que você criou.
Insira o cd do Windows XP e faça a instalação do sistema normalmente. Não vou ensinar a instalar o Windows XP já que isso não faz parte do escopo do tutorial. Existe muito material sobre a instalação e particionamento do Windows XP na internet.
Sua máquina virtual está pronta para usar :)

Compartilhando a Internet

Posso te contar um segredo? Se você já tiver uma conexão ativa na sua máquina física depois que o Windows XP for instalado na vm, a internet já estará compartilhada! O VMware é tão bondoso que ele faz todo o trabalho pra você!
Faça um teste... Abra o Internet Explorer e navegue usando sua vm :)

Compartilhando arquivos

As vezes é interessante trocar arquivos entre a vm e o seu Linux. Vamos utilizar o servidor samba pra isso...

Baixe os pacotes da seguinte maneira:

#apt-get install samba swat

O primeiro pacote instala o samba e o segundo instala o swat, que torna a configuração do samba mais fácil :)

Agora vamos adicionar os usuários que farão parte da "rede". Para isso vamos criar um usuário sem poder de login no Linux e sem pasta home. É aconselhável criar o login com o mesmo nome que foi dado ao computador da máquina virtual. Segue o comando, que deve ser digitado no terminal, como root:

# adduser --disabled-login --no-create-home gates

Com esse comando criamos o usuário gates. Agora falta cadastra-lo no samba. Para isso usamos o comando no terminal, como root:

#smbpasswd -a gates

Digite a senha do usuário no samba. Pronto! O samba já reconhece o seu usuário!

Agora vamos configurar o swat. Edite o arquivo /etc/inetd.conf e descomente (apague o # da frente da linha) a seguinte linha:

swat stream tcp nowait.400 root /usr/sbin/tcpd /usr/sbin/swat

Pronto! Agora vamos abrir o swat. Abra o Firefox e digite o seguinte endereço:

http://localhost:901

Digite como usuário root e a senha do root.

Bem vindo ao swat :)

No swat, clique em Globals. Estas são as configurações de rede do samba. Não vou explicar a fundo todas as opções do samba. Apenas vamos preencher as informações básicas para nossa rede funcionar. Todos os campos que eu não explicar deixe como estão!

Voltando, em Base Options vamos preencher os seguintes campos:

workgroup: Nome do grupo de trabalho. No Windows XP este nome será igual ao dado aqui. Por exemplo: linus

netbios name: Nome do computador.

Em Security Options é a vez dos campos:

security: Modo de compartilhamento. Vamos escolher o modo share.

Agora vamos para a seção Browse Options, modificando os seguintes campos:

os level: 100

Em Wins Options:

wins support: Yes

Volte ao topo da página e clique no botão Commit Changes para salvar todas as alterações.

Clique em Shares para criar um compartilhamento...
Nesta seção você poderá criar quantos compartilhamentos quiser. Eu vou compartilhar apenas uma pasta.
Na caixa de texto ao lado do botão Create Share escreva o nome do compartilhamento e clique no botão.
Depois de criado, escolha-o na lista e clique no botão Choose Share. Irão aparecer muitos campos. Hora de configura-lo.

Base Options:

path: caminho da pasta que será compartilhada. Exemplo: Se este campo for preenchido com /home/gates/arquivos a pasta arquivos será compartilhada. :)

Security Options:

read only: Coloque No para o usuário que acessar esta pasta ter o poder de edição de arquivos e não apenas leitura.

Browse Options:

browseable: Coloque Yes.

Clique em Commit Changes para salvar as alterações de compartilhamento.

Não adianta criar o compartilhamento e não permitir que outras pessoas escrevam na sua pasta compartilhada. Dê permissão total para a pasta que foi compartilhada. Para isso, localize a pasta no nautilus, clique com o botão direito do mouse em cima dela e vá em Propriedades. Clique na aba Permissões e marque todos os checkbox. Isso dá permissão de escrita, leitura e execução para o dono, o grupo e outros do arquivo. Vale lembrar que estamos usando uma máquina virtual, assim não tem problema fazer este compartilhamento total.

Voltando ao swat, clique em Status. Nesta seção podemos iniciar, parar e reiniciar o servidor samba.
Em Server Status clique no botão Restart All (apenas se ele estiver rodando, caso contrário clique em Start All) para reiniciar o servidor samba e e fazer com que todas as alterações feitas no swat funcionem.

Pronto! No Debian seriam estas as configurações. Agora é a hora de configurar a sua máquina virtual com Windows XP.

Configurando a máquina virtual

No Windows XP, abra as propriedades do Meu Computador. Clique na aba Nome do computador e clique no botão Alterar... Em Nome do Computador coloque o nome que você cadastrou para o samba (no nosso caso, gates). Em Membro de, selecione Grupo de Trabalho: e coloque o mesmo nome que foi colocado na opção workgroup (no nosso caso, linus) do swat, para tornar este pc membro do mesmo grupo de trabalho. Reinicie a máquina virtual.
Depois de reiniciado, vá em Meus Locais de Rede. Clique em Exibir Conexões de Rede. Selecione a sua conexão de rede e abra as suas propriedades. De 2 cliques em Protocolo TCP/IP. Selecione as opções Obter um endereço IP automaticamente e Obter o endereço dos servidores DNS. Confirme e tente acessar usar a rede, porque se você seguiu tudo certinho, é pra funcionar! :)

Ufa! Este tutorial ficou bem grande... Espero que tenha dado tudo certo pra você! Sua vm com internet e compartilhamento de arquivos. Se não deu certo. Não desanime... tente de novo, lendo tudo com calma e principalmente com muita atenção.

O mais importante é lembrar que sou humano e posso errar, tanto na grafia, como em alguma configuração. São muitos passos e posso ter esquecido algo. :)
Por isso gostaria da ajuda de vocês! Se você tentou e deu certo, comente. Se você tentou e não deu certo, comente. Se você não gostou, comente. Se você gostou, comente. Resumindo: Comentem :)

Obrigado pela atenção.
Abraços pessoal! Tudo de bom!
Até a próxima!

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara, parabéns pelo seu blog muito bem feito e instrutivo! Tenho um blog (infosucata.blogspot.com) também mas quero reestruturá-lo e quando fizer isso certamente vou linkar esse seu blog lá!
Mais uma vez parabéns!

Abração

Anônimo disse...

Hey,

If you leave me your mail id, I can send you the combobox code. Can't leave it on the comment as it restricts the tags.

Cheers,
xnegvx

Anônimo disse...

http://markonzo.edu Perfect work, actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], hxudc, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], kutjy, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], rnpbmh, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], apllnv, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], 957,