segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ubuntu: DVD sem menu e legendas no Totem

Minha experiência com Linux sempre foi limitada ao Debian. Primeiro Debian Etch, depois Lenny e agora Sid. Já bootei alguns Live CDs de outras distribuições, nada mais do que isso.

Semana passada surgiu uma oportunidade para trabalhar com outra distro. Meu primo comprou um computador popular com Satux Linux (Argh! O que é aquilo?) e uma impressora Epson Stylus CX5600. Formatei a máquina e instalei o Ubuntu 8.10. Rodou tudo redondinho e a impressora foi reconhecida facilmente. Usando o Ubuntu por um tempo comecei a entender porque esta distribuição é tão amada pelos iniciantes. :)

Instalei o Flash Player, Java, pacote de tradução do OpenOffice 2.4, rar, unrar, codecs, entre outros. Resolvi testar um DVD original e tudo rodou certinho... Opa! Certinho nada! Faltaram os menus e as legendas. E agora? Simples: Pergunte ao Google!

Pesquisando, encontrei a solução do usuário FrancisoLima no fórum do Ubuntu:

1 - Instale o totem-xine: aptitude install totem-xine
2 - Reconfigure o Totem para usar o totem-xine ao invés do totem-gstreamer: sudo update-alternatives --config totem
3 - Escolha a opção 2.

Pronto, resolvido. Agora é só assistir aos DVDs. Você, ou meu primo, porque agora eu vou trabalhar :(

Um abraço, até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

O Ubuntu é muito bom mesmo. Mas eu acabei gostando mais do Fedora.. é realmente uma excelente distro. Eu usei/uso o Debian na minha Universidade, mas por algum motivo não gostei dela tanto assim.. :-)


[]'s

Unknown disse...

O Ubuntu para um iniciante é ótimo. Iniciei no mundo linux por ele. Mas depois se percebe que em prol de toda funcionalidade e praticidade, sacrifica-se um pouco o desempenho. Agora estou com o Debia Lenny, mas estou engatinhando no gentoo ehehhe Por falar em impressora, tenho uma Canon LBP2900, que para rodar "lisa", precisei de quase 2 semanas no "google". Infelizmente ainda existe no Linux, problemas de compatibilidade com alguns fabricantes... Meu pai não teria tanta paciencia. Com 3 horas já teria amaldiçoado o linux!!
Ahhh PS:Valeu pela dica!