quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Porque troquei o MSN Messenger pelo Jabber?

Introdução

Já faz muito tempo que o meu MSN está deixando a desejar. Ele não entrega / recebe todas as mensagens. Algumas chegam / vão... outras não... E assim meus amigos ficam irados (tá, não é para tanto =).

Depois que comecei a utilizar apenas Linux, aproximadamente há 2 anos e 2 meses atrás, utilizei vários clientes MSN e todos apresentavam este mesmo problema. No trabalho, quando utilizava Windows, o mesmo problema acontecia no Windows Live Messenger. Desta maneira, concluí que a culpa pode ser do Microsoft Notification Protocol, protocolo do MSN Messenger, ou ainda da minha conta MSN.

Cansado deste problema, comecei a procurar outro protocolo / cliente do gênero. Encontrei o Jabber, que já tinha ouvido falar a muito tempo atrás mas nunca tinha experimentado (ui). E não é que deu certo?

Antes de continuar, vale lembrar que este artigo é baseado nas minhas opiniões e experiências com o MSN Messenger e o Jabber. Não aceite isso como uma verdade absoluta, por favor! :)

Com vocês, Jabber!

Jabber é um serviço de mensagens instantaneas que surgiu em 1998. Ele é baseado no XMPP, um protocolo aberto, baseado em XML para mensagens instantâneas. Por ser aberto, qualquer aplicação pode usar o protocolo sem pagar um centavo ou pedir qualquer tipo de permissão. Com a ajuda do Google, este protocolo se popularizou mais ainda, já que, em 2005 eles lançaram o Google Talk, que é baseado no protocolo XMPP.

De acordo com a Fundação Jabber, o Jabber é utilizado por cerca de dez milhões de pessoas em todo o mundo, contando com milhares de servidores espalhados pela internet.

Para começar a conversar com os seus amigos você precisará criar uma conta em um servidor XMPP. Existem muitas opções, é só visitar a página de servidores no site oficial do protocolo XMPP. Recomendo o servidor jabber.org. O mais interessante é que a sua conta pode estar em um servidor XMPP e a do seu amigo em outro. Por exemplo, você pode ter uma conta no servidor jabber.org e o seu amigo no Google Talk e vocês conseguirão conversar tranquilamente. O importante é que as contas estejam em servidores XMPP.

A segunda etapa é baixar um cliente Jabber. Mais uma vez, existem muitas opções. Recomendo a página de clientes do site oficial do protocolo XMPP. Para Linux, recomendo o Gajim, Pidgin e o Kopete. Para Mac existe o famoso Adium. Para Windows, existe o Jabbim, o único que testei para esta plataforma, muito bom.

Depois de instalado, é só configurar a sua conta. No campo "Servidor" adicione o endereço do servidor. No meu caso foi jabber.org. Agora é só adicionar os seus amigos e conversar! Se os seus amigos ainda não tem um Jabber ID, convide-os para fazer parte da turma! :)

Mas afinal, por que utilizar o Jabber?

- Porque ele é confiável. Tudo que enviei chegou e tudo que enviaram para mim foi recebido.
- O Jabber utiliza o protocolo XMPP que é altamente extensível.
- Transferência de arquivos mais rápidos do que no MSN Messenger.
- O Google investe no protocolo XMPP, já que o Google Talk utiliza o mesmo.
- Existem muitos clientes diferentes, ficando a sua escolha aquele que é melhor.
- Existem muitos servidores.
- Você pode criar um servidor Jabber interno, assim a sua empresa poderá ter um IM interno.
- Por algum motivo você não pode instalar nada na sua máquina? Utilize um cliente online, direto do seu browser.
- Jabber vai direto ao assunto! É extremamente simples.
- Entre outros...

Faça um teste, convide os seus amigos para participar, não dói nada :)
Um abraço, até a próxima!

Referências
Wikipedia - XMPP
Wikipedia - Jabber
XMPP - Site oficial
Jabber.org - Site oficial

Nenhum comentário: