quarta-feira, 27 de abril de 2011

Passos para uma migração Livre em um ambiente Corporativo

Hoje em dia, 85% das empresas que conheço utilizam alguma solução livre, entre elas, posso citar como exemplo o CACIC, Squid, Nagios, Samba, entre outras tecnologias. Mas por que as empresas não utilizam ambientes 100% livres?

Antes de migrarmos temos que medir o impacto das mudanças, fazer muitos e muitos testes. O programa XYZ, que fulano usa para gerar guias pode não funcionar no Wine. E aquela planilha com macros que o gerente usa, se ela não funcionar em produção, o que fazer? Infelizmente em alguns casos você deverá utilizar o Windows.

Nada é substituivel mas existem alternativas. Atualmente não existe nada comparado ao poderoso Active Diretory. Caso a empresa não possa pagar uma licença do Windows Server, por exemplo, é possível usar o Samba que é uma solução muito popular. Você pode utilizar o Squid como proxy e o FreNAS como solução de armazenamento.

Antes de migrar verifique os seguintes itens:

  • Escolha a distribuição Linux que será utilizada. Leve em consideração as atualizações, suporte da comunidade, etc.

  • Teste todo o hardware que você tem, isso evita surpresas.

  • Vai usar o Libre Office ? Então teste a compatibilidade com as suas planilhas.

  • Vai executar programas utilizando o Wine? Faça uma lista dos programas que serão usados, teste, simule erros até estar satisfeito.

  • Vai navegar com o Firefox ? Então não esqueça de testar os sites dos bancos.

  • Várias impressoras na empresa ? Aqui você encontra se a sua impressora é compatível, não economize em papel nessa hora.

  • Gnome ou KDE ? Deixe os usuários escolherem. Selecione alguns usuários para executarem o papel de “beta testers”. A opinião deles será fundamental.

  • Verifique se o ERP, BI ou outros sistemas internos são compatíveis com Linux.

  • Faça um treinamento com os usuários. Explique o que é o Linux e por que está implantado na empresa.

A documentação do projeto é a parte mais importante. Geralmente a documentação fica por ultimo e acaba sendo esquecida. Quando o funcionário de TI responsável pela migração deixa a empresa, ninguém sabe resolver os problemas e o Linux é culpado por não funcionar. Na documentação coloque os comandos executados, dos mais básicos aos mais avançados.

Em uma corporação, é interessante ter uma Distribuição Linux própria. Personalize o bootsplash, selecione os pacotes mais interessantes para a empresa e coloque no CD de instalação, já configurados. Isso facilita a recuperação em caso de problemas.

Não esqueça de verificar se o setor de TI está capacitado para dar suporte aos usuários. Caso contrário o Linux levará a culpa por um suporte precário. Se você for o responsável pelo setor de TI, prepare as pessoas que trabalham com você.

Toda mudança é mal vista, já que os usuários são obrigados a sair das suas zonas de conforto. Tome isso como um desafio e boa sorte.

Nenhum comentário: