sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Um pouco de História (sobre os nomes das versões do Debian)

De onde vem os nomes das versões do Debian?

Esses nomes das versões do Debian vem dos personagens do filme Toy Story da Pixar. Mas por que Ian Murdock, criador do Debian, colocaria nomes de personagens de uma animação (que eu adoro!) nas versões de uma das mais respeitadas distros? Simples: Na época da versão 1.1 (codinome Buzz), Bruce Perens, lider do projeto Debian, trabalhava na Pixar. Legal não é? :)

Quem são eles?

Abaixo as versões do Debian e os personagens que representam as mesmas:

Debian 1.1 Buzz - Esta versão foi lançada em junho de 1996 e utilizava o kernel 2.0, continha 474 pacotes.
No filme, Buzz é um patrulheiro espacial do Comando Estelar. Ele não sabe que é um brinquedo, acha que caiu com sua nave no planeta Terra. Buzz na verdade foi um presente de aniversário para Andy, o dono dos brinquedos.

Debian 1.2 Rex - Lançada em 12 de dezembro de 1996. Consistia em 848 pacotes mantidos por 120 desenvolvedores.
Leva o nome do dinossauro de plástico do Filme. Rex é um dinossauro ingênuo, tem complexo de inferioridade e é inseguro em relação a sua ferocidade.

Debian 1.3 Bo - Lançada em 5 de julho de 1997. Nessa época já eram 974 mantidos por 200 desenvolvedores.
Bo é uma pastora e o interesse amoroso de Woody, o caubói.

Debian 2.0 Hamm - Esta versão foi lançada em 24 de julho de 1998. Contava com 1500 pacotes mantidos por 400 desenvolvedores.
Hamm é um porco-cofrinho falador :)

Debian 2.1 Slink - Saiu no dia 9 de março de 1999. Tinha 2250 pacotes e requeria 2 CDs. Nesta versão foi incluido o gerenciador de pacotes apt.
Slink é o nome do cachorro-mola do filme. Ele é muito leal ao Woody.

Debian 2.2 Potato - Esta versão foi lançada no dia 15 de agosto de 2000. Contava com mais de 3900 pacotes derivados de 2600 pacotes fontes mantidos por mais de 450 desenvolvedores.
Potato (ou Senhor Cabeça de Batata) é o personagem chato do filme. Reclama de tudo, fala tudo o que pensa. Muito sarcástico.

Debian 3.0 Woody - Lançada no dia 19 de julho de 2002, conta com 900 desenvolvedores mantendo 8900 pacotes e 7 CDs oficiais.
Woody é o personagem principal do filme. O xerife de pano é o brinquedo principal do Andy. Até Buzz aparecer, Woody ficava na cama de Andy, assim sendo o líder dos brinquedos.

Debian 3.1 Sarge - Teve o seu lançamento no dia 06 de junho de 2005. Conta com mais de 8710 pacotes.
Sarge é o comandante de um exército de soldados de plástico.

Debian 4.0 Etch - Lançada no dia 8 de abril de 2007. Conta com 18730 pacotes.
Etch é uma simples lousa. :)

Debian 4.1 (?) Lenny - Atual versão de teste. Número de pacotes desconhecido.
O simpático binóculos aí do lado é o Lenny. Com ele os brinquedos assistem a fúria de Sid, o vizinho mau, destruindo um brinquedo. Acredito ter ouvido apenas uma fala dele no primeiro filme. :)

Se alguém souber o número de desenvolvedores envolvidos nas versões Sarge e Etch, por favor comente que atualizo o post.

E as versões anteriores do Debian? As versões 0.x? E a 1.0, por que não está aqui? Posso adiantar que a versão 1.0 não saiu oficialmente. Essas respostas você encontra nas referências :)

É isso... Abraços!

Referências
Site oficial do Debian
Viva o Linux - Um pouco da história do Debian GNU/Linux (por Percival F. Jr.)
Wikipedia - Toy Story

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Marcelo disse...

Boas!
Acrescento que já não nada como antes. Aqueles desenhos animados de nos fixar ao aparelho tv e aquelas séries simples, sem fantasias exageradas como o tempo de agora. Mudam os tempos e as coisas tambem. È a evolução da Vida.
Boa Bytada...