quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Uma chance para o Emesene

Faz um certo tempo que estou atrás de um cliente MSN que tenha funções básicas e aquela barra de mensagem pessoal onde eu possa colocar a música que está tocando no meu player favorito (no caso, o Exaile). Isso é tudo o que eu preciso para um cliente MSN.

Sempre utilizei o Pidgin porque gosto da sua interface e da sua leveza. Não preciso falar muito sobre o Pidgin, já que é um cliente muito utilizado e tem uma qualidade inquestionável. O Pidgin conta com um plugin que adiciona o nome da música que está tocando no seu player, no nick do seu MSN. O problema é estético. O Pidgin não tem a barra de mensagem pessoal, por isso adiciona a música no nick. Quanta frescura da minha parte, não? :)

Para mim, um cliente multi-protocolo (como o Pidgin) não tem muita utilidade já que uso apenas o protocolo Microsoft MSN. Preciso apenas das funções básicas. Gosto daquela frescura de mostrar a música que está tocando, não tenho webcam, não uso mensagens de voz, poder enviar mensagens para contatos que estão offline também é interessante.

A muito tempo ouvi falar desse tal de Emesene e só hoje que fui testa-lo. Fiquei apaixonado na hora. Que leveza! Escrito em Python, este cliente é mais leve que o Pidgin.
Até agora, conclui que este cliente supre todas as minhas necessidades: Ele tem a tal da barra de mensagem pessoal, tem um plugin que adiciona a música que está tocando no Exaile, tem uma interface muito amigável, envia mensagens offline, permite adicionar emoticons personalizados, tem o botão nudget (aquele negócio chato que faz a janela tremer =), totalmente em pt_BR, entre outros recursos legais.

Emesene 1.0

Os plugins fazem parte da atração. Existe plugin para muita coisa. Você gosta de escrever: "Faltam tantos dias para ir pra...", ou "Faltam tantos dias para o Radiohead chegar no Brasil" (não custa sonhar), então você vai gostar do plugin chamado countdown. Quer saber se chegaram e-mails novos na sua conta do Gmail? Tem plugin para isso. Gostava do MSN Plus do Windows? Com um simples plugin você tem algo bem parecido. Quer tirar screenshots e mandar pro imageshack automaticamente? Repito a frase: "Tem um plugin para isso". Que tal usar os sons do Pidgin no Emesene? Você pode, é só usar um plugin.

Existem tantos plugins que você vai perder um tempo escolhendo e configurando aqueles que mais te agradam. E o mais legal é que tudo isso vem junto com a instalação do Emesene.

Agora os contras: o Emesene serve para você?
Serve se você não tem uma webcam, não utiliza mensagens de voz e não precisa, por enquanto, adicionar pessoas em uma conversa (este recurso está bugado). Um recurso básico que não funciona completamente ainda e o pessoal do Emesene está trabalhando duro é a transferência de arquivos. Você pode receber arquivos mas não pode enviar. Segundo o site oficial do Emesene este recurso está quase pronto. Tomara!

Ficou interessado? Segue a receita:

Receita

Ingredientes:
- pacote emesene

Modo de preparo:

Como root, vamos editar a sources.list:

# gedit /etc/apt/sources.list &

Adicione o seguinte repositório no fim da sua sources.list:

deb http://apt.emesene.org/ ./

Este repositório tem a versão mais atualizada do Emesene. Esta versão é a mesma do SVN.

Feche e salve. Rode o comando:

# aptitude update

Agora é só instalar o pacote do emesene:

# aptitude install emesene

Para utilizar o Emesene use o comando:

$ emesene

Pronto. Agora é só usar e tirar as suas conclusões. Eu gostei, e você?

Lembram do post anterior? Aquela dica rápida que ensina a colocar o título da música que está tocando no Exaile na barra de mensagem pessoal do Mercury? Pode ser que você se pergunte: "E o Mercury?". Eu respondo: O Mercury vai bem, obrigado. Ele faz o serviço que promete, mas acho ele muito pesado. Vou colocar a culpa no Java! :)

Vou largar o Pidgin e o Mercury por um tempo. Esse Emesene conseguiu me atrair, agora é só testar para ver no que vai dar. Vamos ver por quanto tempo ele me prende. :)

Segundo o About, o Emesene é "um clone do MSN Messenger". Pretencioso não? Ainda tem muita coisa para chegar lá. Mas o pouco que ele faz, já agrada.

Abraços, até mais.

Referências
Site oficial do Emesene: http://emesene.org

2 comentários:

Anônimo disse...

Onde tiver suporte a webcam, winks, vai superar o aMSN.

Anônimo disse...

Gostei dele por ser leve. Mas tem um problema nele que me desencorajou a usá-lo. quando se envia um arquivo por ele, é muito lento. o processamento vai lá pra cima e deixa o PC lento. isso nao eh um problema isolado, como puder ver em varios foruns... tirando isso ele eh 10