segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Grupo de Tradução GTK+ 2 Brasil

Fazem alguns meses que retornei meus estudos na Linguagem C. Utilizei a linguagem por 2 semestres na faculdade, mas não estudei como deveria ter estudado.

Depois de passar por Delphi (argh!) e o Sr. Java, resolvi retornar ao C. Mas por que? Pelo Linux. Como a maioria já sabe, o Linux foi escrito quase todo em C. Foi daí que veio essa vontade. :)

Tenho levado o estudo muito a sério. Sempre desenvolvendo algo para praticar. A maioria dos programas desenvolvidos não são úteis para um usuário final, mas são bons exercícios.

Senti que já é hora de desenvolver aplicativos gráficos. Escolhi GTK+ para isso. Você quer motivos? Eu cito: base do Gimp, base do Gnome, eu uso o Gnome, é livre. Pronto, decidido! Vou aprender GTK+!

GTK+ - Gimp Toolkit

Depois dessa decisão percebi uma coisa: material sobre GTK+ na nossa língua praticamente não existe. Por isso decidi reunir pessoas dispostas a ajudar na tradução/revisão do tutorial oficial de GTK+ 2 que está disponível no site do GTK.

Criei um grupo no Google Groups. Divulguei em alguns lugares e encontrei o Fernando Gomes, lá de São Paulo, que está me ajudando muito neste projeto.

Precisamos de pessoas para traduzir/revisar traduções com o seguintes requisitos:

- Vontade
- Tempo livre
- Inglês

Toda a ajuda será bem vinda. Participe!

Interessado? Mais informações aqui.
Ou deixe um comentário aqui no Pequeno Tux!

Abraços!

Referências:
Grupo de Tradução GTK+ 2 Brasil
Tutorial oficial do GTK+ 2

Um comentário:

Elder Marco disse...

Cara, muito boa essa sua iniciativa. Eu estava mesmo precisando da documentação da GTK+ traduzida apara eu aprender mais sobre ela. Também estou aprendendo C embora eu não trabalhe com essas coisas, mas acho divertido e também quero usar a GTK+. :-)

Quer dizer... na verdade, vou aprender C++ e usar a Gtkmm, mas mesmo assim quero aprender em C também :-)

Bom, eu tinha achado uma parte traduzida no Wikibooks, faz um bom tempo, mas pararam de traduzir... vocês poderiam continuar a tradução lá, o que acham?


Eis o endereço:

http://pt.wikibooks.org/wiki/GTK%2B

Até, vou me manter informado no seu blog.

E vou ver se aprendo inglês de forma definitiva tb :-)

[]'s

Elder Marco