segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Engine Source está chegando ao Linux

Isso mesmo! Parece que a Engine Source vai chegar ao Linux! Existem rumores desde o ano passado que a Valve está planejando portar os jogos Source para Linux depois que a Valve começou a procurar um Engenheiro de Software Sênior com a responsabilidade de portar jogos baseados no Windows para a plataforma Linux.

Esta engine, que foi premiada em 2004 mas continua recebendo updates de rotina, é usada pelos títulos mais populares da Valve. Entre os títulos Source estão Counter-Strike: Source, Half-Life 2, Day of Defeat: Source, Portal e Team Fortress 2. Esta engine avançada hoje suporta Windows, Xbox 360 e a plataforma Playstation 3, mas não suporta Mac OS X ou Linux.

Half-Life 2

Atualmente, a Engine Source usa a API DirectX da Microsoft (versão 8.1, 9.0 e 10.0). Apesar da engine antecessora do Source, GoldSrc, que é baseada na engine original do Quake, é capaz de renderizar tanto OpenGL quanto Direct3D.

Foi confirmada esta semana que Postal III, um jogo de tiro em terceira pessoa, será portado para o Linux e ele usa a Engine Source da Valve. Postal I e II foram portados para o Linux. Esta parte não foi confirmada, mas é possível que o atraso do Unreal Tournament 3 é atribuído a esta ação da Valve Software.

Rodo o Steam com o Wine aqui em casa sem problemas. No começo tive problemas de travamento total mas foi só adicionar acpi=off no final da linha do Kernel que uso (no arquivo /boot/grub/menu.lst) e pronto ! :)

Grande iniciativa da Valve. Agora o que resta é esperar...

Abraços.

Referência
Phoronix

Nenhum comentário: